top of page

(Segunda-Feira 18/06/18) Que comece o GAME!

A 1ª Fase - "Salvando Alan Turing"

E começa a primeira fase! Essa fase é dedicada ao pai da computação Alan Turing e foi dividia em três desafios. O primeiro deles foi coletar pistas e decifrá-las, pois somente assim os alunos teriam acesso ao segundo desafio.

Criei 08 pistas no PowerPoint com uma imagem de um computador histórico, um código binário e o Logo do Projeto..

Antes tive que preparar...

Tive que chegar mais cedo na escola e preparar o primeiro desafio, mas claro, sem os alunos perceberem. Colei as pista em vários locais discretos da escola: atrás de portas, em árvores, muros, portões, etc.

Escondendo as pistas...

Essas pistas deveriam ser encontradas por dois integrantes de cada equipe. Nesse caso, apenas o alunos que escolheram como personagens: o professor de informática e o especialista em hardware, iriam realizar as buscas. Os outros ficariam dentro de sala para decifrar as pistas encontradas e tentar acessar o Cerberus.

O Acesso ao Cerberus!

Dentro de sala deixei aberta essa tela do PowerPoint projetada no quadro negro. Nela o texto: "Acesso ao Cerberus", na verdade era um link para outra apresentação protegida por senha. Perceba que deixei uma dica logo abaixo, que significava que o aluno teria que converter o código encontrado no sistema binário para o sistema decimal( por isso a ilustração das mãos).

Toda vez que eles clicavam no link  era aberto a janela pedindo a senha para abrir o arquivo.  Apenas um dos 08 códigos era o correto. Se o aluno  inserisse um código  errado,  era exibida uma tela de erro. O Cerberus na nossa história era a máquina do tempo, lembra? Mas na vida real, era o laboratório de Informática da Escola. Assim, somente as equipes que conseguissem encontrar e decifrar o código correto teria acesso à próxima fase do jogo que era  dentro do laboratório de informática.

A corrida em busca das pistas!

E os alunos saíram em busca dos códigos escondidos. Para sair da sala os alunos tinham que pagar L$1,00. Foi uma experiência muito empolgante, os alunos chegavam de volta à sala ofegantes  e felizes com cada código descoberto. 

Concentração na hora de decifrar!

Dentro de sala as os alunos encarregados por decifrar os códigos que chegavam estavam em concentração total na tarefa! A mesma batalha que acontecia fora da sala também acontecia  dentro dela!

O código foi encontrado e decifrado!

Depois de algum tempo, uma equipe conseguiu e o arquivo foi finalmente aberto. Agora na projeção era exibida a imagem acima. Nessa hora a equipe "Filhos de Odin" não decepcionou e gritando Alan Turing, venceram o  primeiro desafio! Logo após, a equipe Alpha garantiu o segundo lugar e o troféu de prata.

Xiii, vai ter que pagar! :(

Xiii, as equipes: "Meus amigos'  e "Renascidos das Cinzas" se atrapalharam na hora de converter os códigos  encontrados. Por não conseguirem inserir o código correto, as duas equipes foram punidas em L$ 30,00 cada e nenhuma delas levou  o troféu de bronze do desafio.

Escolhi homenagear Alan Turing  nessa fase primeiramente por ser fã de sua história e pela sua tamanha contribuição à Informática. Segundo, porque ele era Criptoanalista. Nesse caso, tinha uma grande oportunidade, através do jogo, fazer com que os alunos colocassem em prática um dos conteúdos estudados: "A conversão da base binária para a base decimal.  Assim a troca de bases funcionaria como uma decifragem do código da nossa história.

Mesmo se você não for da área de Informática, a história de Alan Turing é fantástica e foi retratada recentemente em um ótimo  filme: " O Jogo da Imitação". Recomendo muito que assista, abaixo segue o trailer:

Observação: Todos os meus alunos que assistiram esse filme, adoraram!

Esse filme pode ser exibido nas seguintes disciplinas:

Informática, por fala de Alan Turing.

História, por se passar na Segunda Guerra Mundial.

Aulas que tenham como tema a Criptografia.

Livro do professor- P1

bottom of page