Como a ideia é a de criar uma semana Gamificada, percebi que apenas utilizar jogos que envolvam o conteúdo das minas disciplinas durante a semana sem um contexto maior seria pouco atrativo. Então resolvi criar uma história que service de estímulo e desafios para chegar até seu desfecho final. Lembrei de dois pontos que me foram apresentados durante a especialização que me ajudaram muito: A utilização de quadrinhos na educação e o material estudado sobre a escola Quest to Learn que compartilho aqui. Resumindo, a escola Quest To Learn é uma escola pública, em Nova York nos Estados Unidos, toda gamificada. Na já premiada escola, o aluno só aprende através dos jogos .
Um jogo apresentado da Quest To Learn que serviu de inspiração para minha história foi: Dr. Smallz, segue um pequeno trecho que fala sobre o jogo:
" O Doutor Smallz compartilhou sua situação com os alunos da Quest to Learn por meio de uma mensagem deixada no microscó- pio: em um desvio fantástico do destino, o doutor encolheu e entrou dentro do corpo de um paciente. Os alunos seriam então seus guias na jornada pelas entranhas de seu paciente. À medida que Smallz se movia, os estudantes aprendiam sobre o corpo humano. A última meta era aconselhar o doutor sobre qual o melhor remédio para o paciente visto por dentro.."
Só que minha história não tem nada haver com corpo humano e a área de saúde. Na verdade ela fala de tecnologias, volta no tempo, vilões e um vírus super poderoso chamada "O Agente 3W". Lembra que falei de quadrinhos? Fiz toda a introdução da história em quadrinhos com uma ferramenta online fantástica a Pixton.
Essa ferramenta é muito simples, intuitiva e possui forma gratuita de utilização que é mais simples e outras duas mais completas que são pagas. No meu caso a forma gratuita me atendeu completamente. Vale ressaltar que depois de criada a história pode ser compartilhada por e-mail, mensageiros como Whatsapp e messenger ou incorporada em um site. As opções de fazer download e imprimir são pagas. Além do site a Pixton possui um aplicativo moblie para android.
Voltando a falar da minha história, ela já está pronta, mas não vou disponibilizá-la aqui por enquanto, pois tenho medo que meus alunos a descubram antes da hora.
links:
Comments